Higiene e Beleza

Seu cachorro solta muito pelo?

Saiba identificar se isso é ou não normal com a ajuda da veterinária Renata Bordini

a-dog-1390040-640x480 (2) Ania K/FreeImages

Depois de ler esta matéria, conheça nossa loja virtual de produtos para cães e gatos com donos apaixonados!

Quem escolhe ter cachorro em casa sabe aquele chão totalmente limpinho é uma cena rara de acontecer. Normalmente, existem duas trocas principais por ano, uma antes do verão e outra antes do inverno. Na primavera, os pelos ficam mais finos, por causa do calor que está chegando; no outono, mais grossos, preparando-se para o frio. Porém, como no Brasil as estações não são muito claras, é normal que os cães percam pelo o tempo todo, mesmo que com menor intensidade.

Quando essa troca é normal, a pelagem não apresenta falhas ou feridas e o bichinho também não se coça. “Pelagem rala, falhas ou coceira excessiva são sinais de alerta. Nesses casos existem algumas possibilidades, incluindo alergias, infecções de pele, estresse ou doenças metabólicas”, alerta a veterinária Renata Bordini.

Segundo a profissional, a comida também é um ponto de atenção. “Uma alimentação com baixa quantidade de vitaminas e minerais também pode levar à queda excessiva do pelo. Alimentos pobres em ácidos graxos e ômega 3 e 6 influenciam muito na pelagem do animal”, complementa.

Pelo curto X Pelo longo

“Quando as pessoas optam por ter animais de pelagem curta, muitas vezes acham que terão menos problemas de queda. Porém, animais de pelo curto soltam mais pelo do que os de pelo longo porque a ‘vida’ do pelo curto é mais breve, ou seja, ele cresce e cai rapidamente. Já os pelos longos demoram mais para cair, por outro lado precisam de mais cuidados, como escovação e tosas em geral”, explica Renata.

Entre as raças que soltam menos pelo estão Poodle, Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih Tzu e Bichon Frisé. Essas praticamente não soltam pelo durante todo o ano, mas precisam de tosa pois seus pelos têm crescimento contínuo. Já algumas raças de pelo curto que costumam dar trabalho na limpeza da casa são Beagle, Fox Paulistinha, Labrador, Weimaraner, Buldogue Francês e Pug.

Renata Bordini é veterinária pós-graduada em clínica médica de pequenos animais e medicina felina ([email protected]). Atua na zona sul de SP - (11) 5521-1818.

Ama seu pet? Então procure um mimo pra ele na nossa loja virtual


< VOLTAR AO PORTAL DE DICAS

© 2015 Classy Pet. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade de www.classypet.com.br. É vedada a sua reprodução, total ou parcial. Rua José Soares Sebastião, 53, Jardim Marajoara - São Paulo, SP - CEP 04671-200. CNPJ: 23.246.835/0001-21. Insc. Estadual: CADESP - 140.002.185.118