Saúde e Alimentação

Nunca fume no mesmo ambiente onde está seu pet

A veterinária Renata Bordini explica os riscos que cães e gatos sofrem como fumantes passivos

cigarro

Depois de ler esta matéria, que tal dar um pulo na nossa loja?

Por força do hábito ou falta de conhecimento dos riscos que estão causando, muitos donos acabam fumando perto dos seus cães ou gatos sem grandes preocupações. Mas você sabia que eles sofrem os mesmos riscos do que um ser humano quando se tornam fumantes passivos? Existem estudos demonstrando que esses animais podem até mesmo desenvolver câncer no pulmão quando expostos ao cigarro, além de câncer de boca, nariz e garganta, que são mais comuns.

Segundo a veterinária Renata Bordini, os pets também estão arriscados a desenvolver bronquite alérgica, pneumonia, fadiga, rinite, espirros e tosse. A fumaça ainda é capaz de causar irritação ocular (conjuntivite crônica) e potencializar problemas alérgicos de animais mais predispostos.

“Essas doenças são silenciosas e, quando aparecem, muitos donos não relacionam com o seu hábito, que é uma ameaça real para a saúde do seu pet. Por isso é importante lembrar que não existe uma distância segura entre o fumante e seu cachorro ou gato. A fumaça se propaga no ar, então o ideal é não fumar no mesmo ambiente que animais, principalmente em locais fechados”, alerta.

Renata Bordini é veterinária pós-graduada em clínica médica de pequenos animais e medicina felina ([email protected]). Atua na zona sul de SP - (11) 5521-1818.

Confira nossos produtos premium para cães e gatos com donos apaixonados!


< VOLTAR AO PORTAL DE DICAS

© 2015 Classy Pet. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade de www.classypet.com.br. É vedada a sua reprodução, total ou parcial. Rua José Soares Sebastião, 53, Jardim Marajoara - São Paulo, SP - CEP 04671-200. CNPJ: 23.246.835/0001-21. Insc. Estadual: CADESP - 140.002.185.118