Dicas

Gatos e fios: uma combinação perigosa

Felinos adoram brincar com fios, mas a veterinária Renata Bordini alerta para os riscos envolvidos

gatos-fios_dentro2

Depois de ler esta matéria, que tal conhecer a nossa loja virtual?

Os gatos simplesmente não resistem a um fio dando sopa por aí e os donos costumam se deliciar assistindo suas brincadeiras adoráveis. O que muitos não sabem, porém, é que esses fios acabam sendo engolidos com certa frequência, trazendo muitos riscos para a saúde do animal. “Em alguns casos, os fios se prendem na base da língua enquanto o resto desce para o trato gastrointestinal, o que pode causar obstrução e até ruptura”, explica a veterinária Renata Bordini, especializada em felinos.

Segundo ela, quando isso acontece o gatinho inicialmente fica abatido e depois para de comer, sofrendo com vômitos e diarreia. A evolução do quadro ocorre rapidamente, daí a importância de procurar um médico veterinário o quanto antes. Se o problema não for diagnosticado a tempo, o bichinho pode até falecer. Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico, mas um ultrassom deve ser realizado para avaliar a gravidade.

Vale destacar que não é raro também que o dono perceba uma pontinha do fio saindo pelo ânus do animal. Nessa hora, a tendência é querer puxá-lo, no entanto isso nunca deve ser feito sem a aprovação de um profissional, pois pode levar a danos internos.

“Para não correr esses riscos, a recomendação é optar por brinquedos mais seguros e realmente abolir brincadeiras com qualquer tipo de fio. É importante tomar cuidado extra com fios de lã, fio dental e até mesmo fios de cabelo no ambiente. Existem gatos que reviram o lixo e comem os fios, por isso todo cuidado é pouco”, alerta Renata Bordini.

Renata Bordini é veterinária pós-graduada em clínica médica de pequenos animais e medicina felina ([email protected]). Atua na zona sul de SP - (11) 5521-1818.

Conheça nossos produtos premium para gatos com donos apaixonados!


< VOLTAR AO PORTAL DE DICAS

© 2015 Classy Pet. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade de www.classypet.com.br. É vedada a sua reprodução, total ou parcial. Rua José Soares Sebastião, 53, Jardim Marajoara - São Paulo, SP - CEP 04671-200. CNPJ: 23.246.835/0001-21. Insc. Estadual: CADESP - 140.002.185.118